quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Toni Brandão

Toni Brandão é autor multimídia, com projetos para literatura, teatro, televisão, cinema, Internet, cd e Cd-rom. Na literatura, o principal foco de seu trabalho, Toni consegue agregar a seus projetos entretenimento e diversão de boa qualidade atraindo cada vez mais um número maior de fiéis leitores.
Seus livros discutem, de maneira clara, bem humorada e informativa, temas próprios para os leitores pré-adolescentes e jovens. Falam das relações afetivas, da descoberta do amor pela ótica de um garoto (Cuidado: garoto apaixonado – 120 mil exemplares vendidos) ou das garotas (a série Cuidado: garotas apaixonadas), sobre filhos de pais separados e novos casamentos dos pais (a série João e seus meio irmãos), ciúme entre irmãos (Nanica, minha irmã pequena e Foi ela que começou, foi ele que começou, na marca dos 85 mil exemplares), auto-confiança (Aquele tombo que eu levei) entre outros temas atuais, como ética e cidadania (Televizinhos); sempre numa linguagem coloquial, íntima do leitor.
Há também, pela Editora Studio Nobel, A história de Dora Doadora e Guto Gato, livros que discutem a chegada dos garotos e garotas a puberdade e a sua relação com o mundo que os cerca a partir disso; e GROGUE, para o público jovem, com as confusões afetivas e existenciais de um roqueiro/atleta.
Para o público jovem, Toni está lançando a série GALERA RADICAL, que estreou com o título Bagdá, o Skatista, com a história de um garoto skatista, mulato e bonitão da periferia de São Paulo que vê a sua vida mudar a partir da vitória de campeonatos de skate.
Também para o público jovem e jovem adulto, o autor lançou a obra MUITO ROMANTICO, Editora Jaboticaba, uma história de amor ambientada no século XIX e que tem como pano de fundo a cidade de São Paulo e as transformações que ela sofreu nos últimos anos do Império, a partir do ciclo do café.
Alguns dos títulos de Toni apresentam, também, aventura, como as séries Perdido na Amazônia e Brasil de Arrepiar, Edições SM, da qual os primeiros títulos (OXENTE! e CREINDEUSPAI!) já estão fazendo sucesso junto a garotada.
A maioria das histórias de Toni são narradas a partir do ponto de vista dos protagonistas, que geralmente têm a idade do publico leitor.
Toni criou, para a Rede Globo de Televisão, o seriado Irmãos em Ação, uma adaptação de seu livro Foi ela que começou, foi ele que começou e As Aventuras de Zeca e Juca, que conta a história de dois garotos que vivem suas aventuras debaixo da água. Foi ainda um dos roteiristas da nova versão do Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato. Adaptou também para a Globo Filmes a versão cinematográfica do livro de Monteiro Lobato A Chave do Tamanho.
Cinco dos livros de Toni Brandão já foram adaptados para montagens teatrais: Cuidado: garoto apaixonado, Grogue, Guerra na casa do João, Louco por uma gata e agora Foi ela que começou, foi ele que começou. Alguns lhe renderam importantes prêmios brasileiros como APCA, Mambembe e Coca-Cola.
Três nos livros, estão em fase de adaptação para o cinema: CUIDADO: GAROTO APAIXONADO; BAGDÁ, O SKATISTA e MUITO ROMANTICO.
O autor foi um dos finalistas do Prêmio Sharp de Música, com o cd Tutu, o menino índio, adaptação de seu livro do mesmo nome, que fala sobre o ritual de iniciação de um garoto indígena. A história é contata por Rita Lee e interpretada por Marisa Orth, Gerson Abreu, Vânia Bastos, André Abujamra e Lígia Cortez, entre outros.

Toni Brandão também cria textos de ficção para a internet. Em 2005, escreveu Flor da Amazônia, história em dez capítulos, para o site Brincando na Rede.

O autor trabalhou a Folhinha (Suplemento Infantil, da Folha de São Paulo) por 7 anos, como colaborador e articulista. Foi, também, Coordenador de oficinas culturais para Secretarias de Cultura em varias cidades e colégios do Brasil.
Formado em Comunicações pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, Toni Brandão, já lançou em seus 15 anos de trabalho, 20 livros — ultrapassando a casa dos 800 mil exemplares vendidos pelas editoras Jaboticaba, Melhoramentos, Studio Nobel, Símbolo.



Irei trabalhar com um dos livros de Toni Brandão nas aulas de literatura. Vamos dar vida aos personagens tirando-os do livro e nos caracterizando com eles. O livro de trabalho será O garoto verde.



Você pode conferir o primeiro capitulo do livro clicando no link abaixo!http://www.tonibrandao.com.br/page0035.htm








Um comentário:

Anônimo disse...

ta legal não da para ver nada que coco de site é esse deviam escurecer essa bosta!:( :<