Seus livros discutem, de maneira clara, bem humorada e informativa, temas próprios para os leitores pré-adolescentes e jovens. Falam das relações afetivas, da descoberta do amor pela ótica de um garoto (Cuidado: garoto apaixonado – 120 mil exemplares vendidos) ou das garotas (a série Cuidado: garotas apaixonadas), sobre filhos de pais separados e novos casamentos dos pais (a série João e seus meio irmãos), ciúme entre irmãos (Nanica, minha irmã pequena e Foi ela que começou, foi ele que começou, na marca dos 85 mil exemplares), auto-confiança (Aquele tombo que eu levei) entre outros temas atuais, como ética e cidadania (Televizinhos); sempre numa linguagem coloquial, íntima do leitor.
Há também, pela Editora Studio Nobel, A história de Dora Doadora e Guto Gato, livros que discutem a chegada dos garotos e garotas a puberdade e a sua relação com o mundo que os cerca a partir disso; e GROGUE, para o público jovem, com as confusões afetivas e existenciais de um roqueiro/atleta.
Para o público jovem, Toni está lançando a série GALERA RADICAL, que estreou com o título Bagdá, o Skatista, com a história de um garoto skatista, mulato e bonitão da periferia de São Paulo que vê a sua vida mudar a partir da vitória de campeonatos de skate.
Também para o público jovem e jovem adulto, o autor lançou a obra MUITO ROMANTICO, Editora Jaboticaba, uma história de amor ambientada no século XIX e que tem como pano de fundo a cidade de São Paulo e as transformações que ela sofreu nos últimos anos do Império, a partir do ciclo do café.
Alguns dos títulos de Toni apresentam, também, aventura, como as séries Perdido na Amazônia e Brasil de Arrepiar, Edições SM, da qual os primeiros títulos (OXENTE! e CREINDEUSPAI!) já estão fazendo sucesso junto a garotada.
A maioria das histórias de Toni são narradas a partir do ponto de vista dos protagonistas, que geralmente têm a idade do publico leitor.
Toni criou, para a Rede Globo de Televisão, o seriado Irmãos em Ação, uma adaptação de seu livro Foi ela que começou, foi ele que começou e As Aventuras de Zeca e Juca, que conta a história de dois garotos que vivem suas aventuras debaixo da água. Foi ainda um dos roteiristas da nova versão do Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato. Adaptou também para a Globo Filmes a versão cinematográfica do livro de Monteiro Lobato A Chave do Tamanho.
Cinco dos livros de Toni Brandão já foram adaptados para montagens teatrais: Cuidado: garoto apaixonado, Grogue, Guerra na casa do João, Louco por uma gata e agora Foi ela que começou, foi ele que começou. Alguns lhe renderam importantes prêmios brasileiros como APCA, Mambembe e Coca-Cola.
Três nos livros, estão em fase de adaptação para o cinema: CUIDADO: GAROTO APAIXONADO; BAGDÁ, O SKATISTA e MUITO ROMANTICO.
O autor foi um dos finalistas do Prêmio Sharp de Música, com o cd Tutu, o menino índio, adaptação de seu livro do mesmo nome, que fala sobre o ritual de iniciação de um garoto indígena. A história é contata por Rita Lee e interpretada por Marisa Orth, Gerson Abreu, Vânia Bastos, André Abujamra e Lígia Cortez, entre outros.
Toni Brandão também cria textos de ficção para a internet. Em 2005, escreveu Flor da Amazônia, história em dez capítulos, para o site Brincando na Rede.
O autor trabalhou a Folhinha (Suplemento Infantil, da Folha de São Paulo) por 7 anos, como colaborador e articulista. Foi, também, Coordenador de oficinas culturais para Secretarias de Cultura em varias cidades e colégios do Brasil.
Formado em Comunicações pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, Toni Brandão, já lançou em seus 15 anos de trabalho, 20 livros — ultrapassando a casa dos 800 mil exemplares vendidos pelas editoras Jaboticaba, Melhoramentos, Studio Nobel, Símbolo.
I
rei trabalhar com um dos livros de Toni Brandão nas aulas de literatura. Vamos dar vida aos personagens tirando-os do livro e nos caracterizando com eles. O livro de trabalho será O garoto verde.
Você pode conferir o primeiro capitulo do livro clicando no link abaixo!http://www.tonibrandao.com.br/page0035.htm

Um comentário:
ta legal não da para ver nada que coco de site é esse deviam escurecer essa bosta!:( :<
Postar um comentário